Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Viagem Acessível

Olá a todos os que possam estar por aí. Eu sei que este blogue está a ter um início um tanto inconstante que nem D. Fernando, Rei de Portugal em tempos idos, mas eu avisei que não sou pessoa  de me cingir a um assunto só, e há coisas que, não sendo exatamente marketing, merecem ser partilhadas.

Agora vocês devem estar a pensar "mas ela está a falar de D. Fernando porque...?". Eu respondo.


Estes dias ocorre a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria - vulgo Feira Medieval - e eu, como já devem ter percebido, adoro Feiras. Isso e Fogaças.

O que acontece é que uma Feira Medieval não seria, à partida, o lugar mais acessível no mundo para pessoas com mobilidade limitada, especialmente, porque passa-se num descampado, em monumentos medievais como castelos e mosteiros e é uma confusão tremenda em geral.

E por isso é que eu tenho de falar na Viagem Acessível. Eu já estive duas vezes na Viagem Medieval, e como não tenho limitações de maior, nunca prestei muita atenção aos pormenores, embora os tenha visto, mas tenho de dar os parabéns à organização  do evento pot fazer aquilo que ainda se faz muito pouco em Portugal - tornar a viagem inclusiva.

Na Feira Medieval existem recriações, teatros e visitas guiadas aos museus, entre muitos outros eventos. Sabem o que a organização fez? Colocou voluntários a interpretar alguns destes eventos em Língua Gestual Portuguesa. para que todos possam acompanhar a História e as histórias do local. É mais do que a maioria dos programas de televisão fazem, por exemplo.

Mas não é só isso. Existem Programas da Feira em Braille e o aluguer de 2 cadeiras de rodas, para que todos possam desfrutar da Feira com os sentidos que lhes são acessíveis, abrindo as portas do Reino a todos, mesmo que não vejam, não ouçam ou não andem.

E como se não bastasse "Todos os voluntários da Viagem Acessível receberam formação técnica na área do turismo inclusivo."

Perceberam? Eles têm o cuidado de formar os voluntários, e não esperar que eles já venham ensinados. Outra boa lição para muitos neste nosso país.

E por isso tinha de vos falar nisto hoje. Porque todos somos importantes, e num país que vive em parte do turismo, a inclusão deveria ser uma prioridade, não valor acrescentado ou estratégia de marketing.

Deixo a minha vénia à Viagem Medieval por esta iniciativa magnífica, que já vai na sua sexta edição.

Podem consultar os horários da Viagem Acessível aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Familiaridade, proximidade, autenticidade - e marketing

Vou contar-vos uma história no início deste artigo. Eu escrevi os primeiros 4 ou 5 de enfiada, e tinha uma mão-cheia de outras ideias quando abri as portas deste espaço. Depois "perdi o gás", e comecei a publicar em tempo real. E o engraçado é que todos os dias venho com ideias de falar de uma coisa e acabo por ser puxada para um assunto ligeiramente diferente. Estarei a ser vítima do marketing ? É que em tempos dizia-se que o intuito do marketing - desculpem, publicidade - era que fossem às compras para trazer alfaces e acabassem com uma frigideira nova no carrinho. Mas não é de publicidade que eu quero falar hoje. Neste artigo eu quero assumir o papel de um dicionário e discutir 3 palavras bem populares no marketing - especialmente digital - neste momento. Familiaridade. Proximidade. Autenticidade. Porque é que vos trago o Funil hoje? Porque ele se impôs quando eu estava à procura de imagens para este artigo. E ao confessar isto, eu estou a ser autêntica. A au

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U