Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Porque é que os meus artigos são curtos?

Porque eu quero que assim seja. E porque não quero que fujam daqui em 2 segundos só de olhar para o tamanho dos artigos. Eu sei - com um artigo curto se calhar fogem em 10 segundos...ou então ficam mais 2 minutos e dão uma vista de olhos no resto do contendo. Estou certa?

Existe um paradigma que parece sugerir que tudo o que é informativo tem de ser longo e ter muita informação: uma aula, uma notícia, um artigo académico. É assim em todas as áreas da nossa vida, e em qualquer parte do mundo.

Mas primeiro de tudo - este blog não é académico, apenas pretende ser informativo. Segundo - as pessoas têm uma atenção cada vez mais reduzida e visão mais cansada de estar o tempo todo a olhar para ecrãs. O que é que eu concluo? Ninguém quer ler artigos longos, muito menos vindos de mim.


Foi por essa razão  que decidi assentar este blog em princípios jornalísticos. Isso quer dizer que os artigos são relativamente curtos e sucintos, não despejam demasiada informação e são mais fáceis de compreender.

Pessoalmente, acho inteligente fazer as coisas desta forma, até para diluir o conteúdo e fazer algo que me satisfaz - até porque uma das coisas que eu aprendi com a minha experiência é que um artigo longo é mais difícil de ler e nem sempre traz mais informação.

De facto, um artigo muito longo é, grande parte das vezes, um sinal de que o autor se perdeu e não que tenha muito para dizer. Eu bem sei quantas vezes já assisti a isso, tanto no papel de autora como de leitora.

E no final do dia, maçar os leitores todos os dias com conteúdo pesado e redundante não nos faz ganhar mas sim perder audiência - vejam os dados das novelas da TVI nos últimos anos, por exemplo.

Ah, e já agora, eu não aconselho esta técnica, e ainda no artigo de ontem me tive de refrear imenso para encontrar alternativas criativas a certas palavras que eram conceitos centrais, mas um artigo mais curto com a vossa palavra-chave bem colocada um par de vezes tem maior densidade, logo maior probabilidade de aparecer nos motores de busca.

Nem sempre é o primeiro objetivo, mas no fundo tudo se resume a SEO....fica o esclarecimento e a dica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Global Climate Strike

Estamos de volta. Com menos frequência, mas com a intenção de ficar. Ao contrário dos invasores da Area 51 que se "cortaram" no último segundo. Mas já lá vamos - amanhã, okay? Ontem, 20 de setembro, foi uma data bem peculiar: Global Climate Strike Day . Na realidade, não entendi bem a iniciativa. Parece que a Decathlon Portugal estava a organizar um evento de cariz ambiental (tem de se mostrar Responsabilidade Social!), e que houve manifestações por todo o mundo para alertar os políticos para a emergência climática... Até houve uns putos que saíram à rua em Kabul, mesmo com medo do terrorismo, e uma concentração em Paris (hoje), que como de costume deu para o torto por causa dos coletes amarelos mal comportados - vejam só! Mas pareceu-me que, especialmente em Portugal, foi mais uma meme do que uma iniciativa séria. Eu não sou ambientalista nem aspiro a ser, mas tenho a sensação que neste país se fala imenso em ambiente, se faz imensas greves...mas neste caso uma cois

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U

A Meta que é um ponto de partida

Normalmente a meta vem no fim de um caminho ou prova...certo? Bem, na internet não é assim. Os websites  podem ter - nem sempre é o caso - atributos meta no seu código HTML . E por mais estranho que possa parecer, esses costumam estar mesmo no topo do código da página. Os dados meta não são, na realidade, visíveis a maior parte do tempo, e isso acontece porque eles têm uma função específica. Já adivinharam? Sim, eles servem maioritariamente para fins de indexação do vosso site. ou seja, fazem parte de uma boa estratégia de SEO . Como podem perceber aqui, os dados meta aparecem no código da página logo abaixo do título da mesma. Isso indica logo que estes dados são descritivos do site. Na realidade, essa é a principal função das tags meta : definir a descrição do vosso site que vai ser apresentada nos motores de busca. Se quiserem uma boa analogia, eu diria que estes atributos são como um chip de identificação, que tem todos os dados básicos e relevantes do vosso sit