Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção. Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce
"Uma imagem vale mais que mil palavras". Esta frase é definitivamente mais antiga que a internet, mas aplica-se na perfeição ao mundo digital.
Por acaso não vou falar de redes sociais, mas esse seria o exemplo mais óbvio. Uma imagem bem colocada numa rede social pode ditar o sucesso ou falhanço tanto de pessoas como marcas.
No entanto, as imagens também são essenciais nos sites e blogues. Primeiro que tudo, pela razão óbvia - se é mais provável alguém ler um livro ou publicação ilustrada, também é mais fácil fazer essa pessoa carregar num artigo da internet que tem uma imagem atrativa.
Até aqui penso que não há dúvidas.
O que talvez não seja tão óbvio é a importância das imagens como parte da estrutura do site. Um dia hei-de falar-vos de boas práticas no que toca a imagens e texto para sites e para a sua acessibilidade, mas neste caso não falo do aspeto visual.
Um site com elementos multimédia é valorizado em termos de marketing e, mais importante ainda, pelos motores de busca. No entanto, para essa imagem ser relevante e representar bem o site, ela tem de ser otimizada.
Como é que se otinizam imagens num site? Bem, as imagem tem imensos atributos em HTML, desde tamanho, a bordas, a posicionamento e outros.
O que importa para aqui são os atributos "alt" e os links. Se estiverem a escrever um blogue, provavelmente terão a opção de adicionar um link à vossa imagem - sem ter de mexer no HTML, que é o ideal.
A maioria dos blogues cria um link para a vossa imagem que basicamente permite visualizá-la no tamanho original. Isso é bom, mas melhor ainda é que a imagem reencaminhe de volta para o vosso site, de modo a que a pessoa não o abandone ao clicar nela.
Se tiverem imagens originais e as cederem para uso em outros sites, devem sempre pedir que o link para o vosso site esteja na legenda ou na própria imagem, porque estão a criar um backlink para vocês.
E por falar em legenda, eu não as costumo fazer, mas aconselho-vos a colocar uma legenda com o nome do vosso conteúdo e site por baixo das vossas imagens, porque faltando outros indicadores, o Google lê a legenda - ou o texto mais próximo - como nome da imagem.
E falando em nome da imagem, voltamos ao nosso atributo "alt". O "alt" vem no código HTML de uma imagem - ou pode ser adicionado - e refere-se ao texto alternativo, Isto quer dizer que este atributo é o texto que aparecia se o browser não conseguisse carregar a imagem. Isso é importante, porque para além de identificar a imagem caso isso realmente aconteça, serve mais uma vez de título.
Posto tudo isto, não havendo um atributo que identifique a imagem, é o seu título original que é escolhido. Isso quer dizer que devemos sempre dar algum tipo de título às nossas imagens, em vez de as importar com o nome original da máquina, do programa ou do banco de imagens.
Tudo isto porque, como vos disse, uma imagem tem muito peso, e por vezes, se tiverem sorte, pode ser indexada mais depressa que o resto do vosso site. Se isso acontecer, não podem perder a oportunidade de capitalizar no sucesso dessa singular imagem.
Moral da história: nunca desvalorizem as imagens que usam. Elas podem ser a chave do vosso sucesso.
Por acaso não vou falar de redes sociais, mas esse seria o exemplo mais óbvio. Uma imagem bem colocada numa rede social pode ditar o sucesso ou falhanço tanto de pessoas como marcas.
No entanto, as imagens também são essenciais nos sites e blogues. Primeiro que tudo, pela razão óbvia - se é mais provável alguém ler um livro ou publicação ilustrada, também é mais fácil fazer essa pessoa carregar num artigo da internet que tem uma imagem atrativa.
Até aqui penso que não há dúvidas.
O que talvez não seja tão óbvio é a importância das imagens como parte da estrutura do site. Um dia hei-de falar-vos de boas práticas no que toca a imagens e texto para sites e para a sua acessibilidade, mas neste caso não falo do aspeto visual.
Um site com elementos multimédia é valorizado em termos de marketing e, mais importante ainda, pelos motores de busca. No entanto, para essa imagem ser relevante e representar bem o site, ela tem de ser otimizada.
Como é que se otinizam imagens num site? Bem, as imagem tem imensos atributos em HTML, desde tamanho, a bordas, a posicionamento e outros.
O que importa para aqui são os atributos "alt" e os links. Se estiverem a escrever um blogue, provavelmente terão a opção de adicionar um link à vossa imagem - sem ter de mexer no HTML, que é o ideal.
A maioria dos blogues cria um link para a vossa imagem que basicamente permite visualizá-la no tamanho original. Isso é bom, mas melhor ainda é que a imagem reencaminhe de volta para o vosso site, de modo a que a pessoa não o abandone ao clicar nela.
Se tiverem imagens originais e as cederem para uso em outros sites, devem sempre pedir que o link para o vosso site esteja na legenda ou na própria imagem, porque estão a criar um backlink para vocês.
E por falar em legenda, eu não as costumo fazer, mas aconselho-vos a colocar uma legenda com o nome do vosso conteúdo e site por baixo das vossas imagens, porque faltando outros indicadores, o Google lê a legenda - ou o texto mais próximo - como nome da imagem.
E falando em nome da imagem, voltamos ao nosso atributo "alt". O "alt" vem no código HTML de uma imagem - ou pode ser adicionado - e refere-se ao texto alternativo, Isto quer dizer que este atributo é o texto que aparecia se o browser não conseguisse carregar a imagem. Isso é importante, porque para além de identificar a imagem caso isso realmente aconteça, serve mais uma vez de título.
Posto tudo isto, não havendo um atributo que identifique a imagem, é o seu título original que é escolhido. Isso quer dizer que devemos sempre dar algum tipo de título às nossas imagens, em vez de as importar com o nome original da máquina, do programa ou do banco de imagens.
Tudo isto porque, como vos disse, uma imagem tem muito peso, e por vezes, se tiverem sorte, pode ser indexada mais depressa que o resto do vosso site. Se isso acontecer, não podem perder a oportunidade de capitalizar no sucesso dessa singular imagem.
Moral da história: nunca desvalorizem as imagens que usam. Elas podem ser a chave do vosso sucesso.
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