Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção. Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce
Boa tarde a todos. Começamos hoje uma nova semana...com mais uma das minhas analogias geniais.
Quem já por cá passou e leu a minha outra analogia deve pensar que eu tenho uma imaginação fértil - ou então sou só criativa. Mas eu acho estas analogias úteis.
A analogia de hoje vai sobretudo para o sexo masculino, mas não só, que a paridade é um direito que nos assiste e eu até sou do sexo oposto. Hoje vamos falar de marketing...e de futebol.
Não, não é do mercado de transferências - nesse ninho de vespas eu não me meto, até porque suspeito que é mais do que marketing que move as transferências milionárias.
A minha analogia de hoje prende-se com o treinador de futebol que, na minha opinião, é dos melhores gestores de marketing (e de recursos humanos, convenhamos) que se pode ter.
Pensem comigo: o que faz um treinador de futebol? Lidera duas equipas: a técnica e os jogadores. Ele faz uma tática de jogo - muito semelhante a uma estratégia de marketing, completa com comunicação interna (para os jogadores e para os superiores), benchmarking (estudar os adversários e os que eles estão a fazer) e claro, execução e mesmo análise de resultados.
Quais são as etapas do plano de marketing? Estudo de mercado, benchmarking, planeamento, comunicação, definição de objetivos, execução e análise de resultados,
Quando tudo isto corre bem, o clube (empresa) ganha, os elementos da equipa valorizam, os adeptos (stakeholders) ficam felizes e até investem em camisolas e bilhetes e tudo mais que os clubes vendem e o sucesso (lucro) é alcançado.
Quando tudo corre mal...o mundo cai em cima do treinador (resolva!), dos jogadores que não fizeram o seu trabalho (como uma equipa de vendas que não vende) e os adeptos abandonam (assim como clientes insatisfeitos).
Não podemos é esquecer-nos que a culpa nunca é só do treinador nem dos jogadores. Da mesma forma que o marketeer precisa de recursos, o treinador de futebol também precisa. E se os estratos mais baixos de uma empresa falham, a culpa pode ser da incompetência deles ou da cultura que "vem de cima".
Mas eu acho que esta é uma analogia que vale a pena fazer, especialmente hoje.
Estejam atentos - o marketing está em todo o lado.
Quem já por cá passou e leu a minha outra analogia deve pensar que eu tenho uma imaginação fértil - ou então sou só criativa. Mas eu acho estas analogias úteis.
A analogia de hoje vai sobretudo para o sexo masculino, mas não só, que a paridade é um direito que nos assiste e eu até sou do sexo oposto. Hoje vamos falar de marketing...e de futebol.
Não, não é do mercado de transferências - nesse ninho de vespas eu não me meto, até porque suspeito que é mais do que marketing que move as transferências milionárias.
A minha analogia de hoje prende-se com o treinador de futebol que, na minha opinião, é dos melhores gestores de marketing (e de recursos humanos, convenhamos) que se pode ter.
Pensem comigo: o que faz um treinador de futebol? Lidera duas equipas: a técnica e os jogadores. Ele faz uma tática de jogo - muito semelhante a uma estratégia de marketing, completa com comunicação interna (para os jogadores e para os superiores), benchmarking (estudar os adversários e os que eles estão a fazer) e claro, execução e mesmo análise de resultados.
Quais são as etapas do plano de marketing? Estudo de mercado, benchmarking, planeamento, comunicação, definição de objetivos, execução e análise de resultados,
Quando tudo isto corre bem, o clube (empresa) ganha, os elementos da equipa valorizam, os adeptos (stakeholders) ficam felizes e até investem em camisolas e bilhetes e tudo mais que os clubes vendem e o sucesso (lucro) é alcançado.
Quando tudo corre mal...o mundo cai em cima do treinador (resolva!), dos jogadores que não fizeram o seu trabalho (como uma equipa de vendas que não vende) e os adeptos abandonam (assim como clientes insatisfeitos).
Não podemos é esquecer-nos que a culpa nunca é só do treinador nem dos jogadores. Da mesma forma que o marketeer precisa de recursos, o treinador de futebol também precisa. E se os estratos mais baixos de uma empresa falham, a culpa pode ser da incompetência deles ou da cultura que "vem de cima".
Mas eu acho que esta é uma analogia que vale a pena fazer, especialmente hoje.
Estejam atentos - o marketing está em todo o lado.
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