Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Os Hs da vida digital

Acho que já vos disse que vejo muitos paralelos entre o mundo digital e a imprensa. Um deles é a forma como a informação é ordenada num site ou blogue.

Esta organização tem duas vertentes, uma que vou falar hoje e outra que talvez aborde mais para o fim da semana.

O tópico do dia é a forma de organização mais simples: os títulos ou headings.


As headings são complicadas de descrever. Eu penso nelas como títulos, e é um pouco assim que funcionam.

Há dois contextos em que se usa este tipo de código - para construir uma página e dentro de artigos, como em sites noticiosos e blogues.

A segunda forma é mesmo tirada diretamente da imprensa,  e só usa provavelmente da h2 à h4, talvez. Neste caso a h2 (esta é a representação das headings em HTML)  seria o título do artigo, que está numa fonte maior e mais forte, como podem facilmente comprovar.

A h3 e a h4 serão usadas para subtítulos, obviamente por ordem de importância, sendo que as headings ficam mais pequenas e menos visíveis quanto mais avançamos.

Assim, a h3 seria o resumo ou a descrição da notícia, enquanto a h4 teria o  título do autor ou a data, por exemplo.

Algo deste género pode ainda ser usado dentro do texto para fazer destaques, como  quando existe uma chamada para outra notícia ou artigo, algo que os jornais, em particular, fazem com grande regularidade.

O tamanho e fonte de cada um destes elementos está normalmente predefinido no editor de texto, para que haja coesão. Por vezes até já vem no código  CSS (um assunto em que não vamos entrar),  como é o caso deste blogue.

Em relação à anatomia de um site, as headings aparecem de uma forma diferente e têm também uma outra função.

Neste caso, a h1 refere-se ao título do site, que normalmente está no topo, ou header. As restantes vão-se subdividindo pelo site, e podem representar os títulos de cada página, da barra lateral, dos itens do menu, entre outras coisas. Aqui podem-se mesmo usar as opções todas até à h6, e existem mesmo casos em que se saltam níveis.

Embora exista um aspeto visual, neste contexto as headings têm outro significado.  Elas servem para hierarquizar o conteúdo do site em termos de código, e também para a indexação em SEO, de que tanto vos falo.

Aqui, têm de pensar nelas como um índice remissivo. Se a H1 é o titulo do  livro, cada H2 é uma secção, cada H3 um capítulo e por aí adiante. É dessa forma que elas são lidas e indexadas pelos analistas da internet e pelos motores de busca.

Dar a importância certa a cada secção possibilita que a informação relevante seja localizada e indexada da melhor forma, para que o site seja fácil de encontrar e navegar, e que quem o procura chegue mais rápido ao conteúdo que deseja, que é o que se quer.

Por outro lado, se dermos importância a uma expressão ou expressão sem grande valor para o nosso conteúdo ou negócio podemos ser encontrados pelas razões erradas e criar uma impressão menos boa, e portanto afastar possíveis leitores ou clientes.

Usar as headings de forma correta é portanto essencial para o sucesso de um site. Mas como já mencionei, a boa notícia é que, a não ser que estejam a fazer um site de raiz - boa sorte com isso! - os templates por norma já têm estes valores predefinidos - só é preciso saber organizar a informação para as colocar no sítio certo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Global Climate Strike

Estamos de volta. Com menos frequência, mas com a intenção de ficar. Ao contrário dos invasores da Area 51 que se "cortaram" no último segundo. Mas já lá vamos - amanhã, okay? Ontem, 20 de setembro, foi uma data bem peculiar: Global Climate Strike Day . Na realidade, não entendi bem a iniciativa. Parece que a Decathlon Portugal estava a organizar um evento de cariz ambiental (tem de se mostrar Responsabilidade Social!), e que houve manifestações por todo o mundo para alertar os políticos para a emergência climática... Até houve uns putos que saíram à rua em Kabul, mesmo com medo do terrorismo, e uma concentração em Paris (hoje), que como de costume deu para o torto por causa dos coletes amarelos mal comportados - vejam só! Mas pareceu-me que, especialmente em Portugal, foi mais uma meme do que uma iniciativa séria. Eu não sou ambientalista nem aspiro a ser, mas tenho a sensação que neste país se fala imenso em ambiente, se faz imensas greves...mas neste caso uma cois

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U

A Meta que é um ponto de partida

Normalmente a meta vem no fim de um caminho ou prova...certo? Bem, na internet não é assim. Os websites  podem ter - nem sempre é o caso - atributos meta no seu código HTML . E por mais estranho que possa parecer, esses costumam estar mesmo no topo do código da página. Os dados meta não são, na realidade, visíveis a maior parte do tempo, e isso acontece porque eles têm uma função específica. Já adivinharam? Sim, eles servem maioritariamente para fins de indexação do vosso site. ou seja, fazem parte de uma boa estratégia de SEO . Como podem perceber aqui, os dados meta aparecem no código da página logo abaixo do título da mesma. Isso indica logo que estes dados são descritivos do site. Na realidade, essa é a principal função das tags meta : definir a descrição do vosso site que vai ser apresentada nos motores de busca. Se quiserem uma boa analogia, eu diria que estes atributos são como um chip de identificação, que tem todos os dados básicos e relevantes do vosso sit