Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Fundo Europeu para a Inovação?

Eu disse que ia falar de inovação por estas bandas, e aqui está a prova.

Acabei de ouvir que a União Europeia quer criar um fundo para apoiar empresas promissoras aqui no Velho Continente.

Até aqui tudo bem, na realidade acho ótimo que se apoie as start-ups europeias, que há por aí muitas ideias boas e o crowdfunding não chega para tudo.

O problema é o real objetivo da iniciativa - competir com os gigantes tecnológicos das Américas e do Extremo Oriente. Isso não vai acontecer.


A Europa é o Velho Continente por uma boa razão. Somos das Civilizações mais antigas que existem e temos fronteiras relativamente estáveis em termos gerais há mais tempo que a maior parte do mundo.

Mas vamos lá olhar bem para o cenário. Os Asiáticos sempre tiveram mais jeito para a inovação do que nós, por isso é que nos tornamos tão dependentes ao longo dos tempos. Ainda nem havia comércio propriamente dito e já nos deslocávamos ao Oriente para trazer bens e soluções - daí os Descobrimentos.

E depois desenvolveram-se os Americanos e a coisa piorou. Muito. Até nas indústrias em que somos bons - automóvel, farmacêutica - eles nos vão ultrapassando. Então na tecnologia é inegável que eles têm a "faca e o queijo na mão", seja em software, hardware ou mesmo redes sociais.

E a informática, que é a área em que a UE quer apostar, nunca teve o seu desenvolvimento ligado aqui ao Velho Continente. Temos de pensar muito para encontrar uma marca ou produto que esteja ligado à informática e seja verdadeiramente europeu - e já agora não tenha falido ou sido adquirido por Americanos ou Asiáticos.

Não é que os Europeus não sejam capazes, porque claro que são, é mesmo que o nosso negócio não está ligado a esse ramo, como não está a outros, e a Europa continua a correr atrás do prejuízo para não ficar presa na Guerra Comercial.

A questão é que por mais que todos gostássemos de não ter de pagar os portes ou as comissões de importação, ter vontade e dar uns subsídios não chega. E sinceramente não sei se ainda vamos a tempo de inventar algo que faça a diferença.

O fundo é uma ótima ideia sim, mas espero sinceramente que não morra só porque os projetos não terão, e espero estar enganada, a importância geoestratégica que lhes querem incutir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Familiaridade, proximidade, autenticidade - e marketing

Vou contar-vos uma história no início deste artigo. Eu escrevi os primeiros 4 ou 5 de enfiada, e tinha uma mão-cheia de outras ideias quando abri as portas deste espaço. Depois "perdi o gás", e comecei a publicar em tempo real. E o engraçado é que todos os dias venho com ideias de falar de uma coisa e acabo por ser puxada para um assunto ligeiramente diferente. Estarei a ser vítima do marketing ? É que em tempos dizia-se que o intuito do marketing - desculpem, publicidade - era que fossem às compras para trazer alfaces e acabassem com uma frigideira nova no carrinho. Mas não é de publicidade que eu quero falar hoje. Neste artigo eu quero assumir o papel de um dicionário e discutir 3 palavras bem populares no marketing - especialmente digital - neste momento. Familiaridade. Proximidade. Autenticidade. Porque é que vos trago o Funil hoje? Porque ele se impôs quando eu estava à procura de imagens para este artigo. E ao confessar isto, eu estou a ser autêntica. A au

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U