Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Fundo Europeu para a Inovação?

Eu disse que ia falar de inovação por estas bandas, e aqui está a prova.

Acabei de ouvir que a União Europeia quer criar um fundo para apoiar empresas promissoras aqui no Velho Continente.

Até aqui tudo bem, na realidade acho ótimo que se apoie as start-ups europeias, que há por aí muitas ideias boas e o crowdfunding não chega para tudo.

O problema é o real objetivo da iniciativa - competir com os gigantes tecnológicos das Américas e do Extremo Oriente. Isso não vai acontecer.


A Europa é o Velho Continente por uma boa razão. Somos das Civilizações mais antigas que existem e temos fronteiras relativamente estáveis em termos gerais há mais tempo que a maior parte do mundo.

Mas vamos lá olhar bem para o cenário. Os Asiáticos sempre tiveram mais jeito para a inovação do que nós, por isso é que nos tornamos tão dependentes ao longo dos tempos. Ainda nem havia comércio propriamente dito e já nos deslocávamos ao Oriente para trazer bens e soluções - daí os Descobrimentos.

E depois desenvolveram-se os Americanos e a coisa piorou. Muito. Até nas indústrias em que somos bons - automóvel, farmacêutica - eles nos vão ultrapassando. Então na tecnologia é inegável que eles têm a "faca e o queijo na mão", seja em software, hardware ou mesmo redes sociais.

E a informática, que é a área em que a UE quer apostar, nunca teve o seu desenvolvimento ligado aqui ao Velho Continente. Temos de pensar muito para encontrar uma marca ou produto que esteja ligado à informática e seja verdadeiramente europeu - e já agora não tenha falido ou sido adquirido por Americanos ou Asiáticos.

Não é que os Europeus não sejam capazes, porque claro que são, é mesmo que o nosso negócio não está ligado a esse ramo, como não está a outros, e a Europa continua a correr atrás do prejuízo para não ficar presa na Guerra Comercial.

A questão é que por mais que todos gostássemos de não ter de pagar os portes ou as comissões de importação, ter vontade e dar uns subsídios não chega. E sinceramente não sei se ainda vamos a tempo de inventar algo que faça a diferença.

O fundo é uma ótima ideia sim, mas espero sinceramente que não morra só porque os projetos não terão, e espero estar enganada, a importância geoestratégica que lhes querem incutir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Global Climate Strike

Estamos de volta. Com menos frequência, mas com a intenção de ficar. Ao contrário dos invasores da Area 51 que se "cortaram" no último segundo. Mas já lá vamos - amanhã, okay? Ontem, 20 de setembro, foi uma data bem peculiar: Global Climate Strike Day . Na realidade, não entendi bem a iniciativa. Parece que a Decathlon Portugal estava a organizar um evento de cariz ambiental (tem de se mostrar Responsabilidade Social!), e que houve manifestações por todo o mundo para alertar os políticos para a emergência climática... Até houve uns putos que saíram à rua em Kabul, mesmo com medo do terrorismo, e uma concentração em Paris (hoje), que como de costume deu para o torto por causa dos coletes amarelos mal comportados - vejam só! Mas pareceu-me que, especialmente em Portugal, foi mais uma meme do que uma iniciativa séria. Eu não sou ambientalista nem aspiro a ser, mas tenho a sensação que neste país se fala imenso em ambiente, se faz imensas greves...mas neste caso uma cois

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U

A Meta que é um ponto de partida

Normalmente a meta vem no fim de um caminho ou prova...certo? Bem, na internet não é assim. Os websites  podem ter - nem sempre é o caso - atributos meta no seu código HTML . E por mais estranho que possa parecer, esses costumam estar mesmo no topo do código da página. Os dados meta não são, na realidade, visíveis a maior parte do tempo, e isso acontece porque eles têm uma função específica. Já adivinharam? Sim, eles servem maioritariamente para fins de indexação do vosso site. ou seja, fazem parte de uma boa estratégia de SEO . Como podem perceber aqui, os dados meta aparecem no código da página logo abaixo do título da mesma. Isso indica logo que estes dados são descritivos do site. Na realidade, essa é a principal função das tags meta : definir a descrição do vosso site que vai ser apresentada nos motores de busca. Se quiserem uma boa analogia, eu diria que estes atributos são como um chip de identificação, que tem todos os dados básicos e relevantes do vosso sit