Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Dia do Blogue

Hoje, 31 de Agosto, é Dia do Blogue. Não faço ideia  porquê nem quem inventou, mas pessoalmente, de todos os dias comemorativos estranhos do ano, este obviamente que me agrada.

Este blogue tem um mês, e portanto estamos a celebrar o Dia do Blogue pela primeira vez, mas a minha história com os blogues já é longa.

Já mantive e fiz parte de vários, maioritariamente clubes de fãs - coisas de adolescente - mas mantenho o meu blogue principal, o TehTeh Uncovered há 9 Verões - embora publique, de modo geral, durante o ano todo.


A história dos blogues é estranhamente bem mais curta em Portugal do que o resto do mundo.

Para terem uma ideia, há 10 ou 15 anos atrás os blogues tinham 100 ou 200 seguidores, a comunicação era de grande proximidade e era preciso muito bons argumentos para convencer qualquer gabinete de imprensa que um blogue era um meio de comunicação sério.

Hoje em dia é diferente. Os blogues são otimixados para SEO e completamente reconhecidos, os eventos já tratam os blogues como meios de comunicação - por vezes privilegiados - e já se ganha dinheiro "a sério" a escrever na internet a título pessoal.

Mas se os bloggers ganharam muito nestes anos, a blogosfera tem ficado a perder.

Temos celebridades a criar blogues como forma de expandir a sua marca pessoal ou "garantir a reforma" - isso vê-se muito com as personalidades da TV. Temos também anónimos que rapidamente se tornam agenciados e passam a fazer mais anúncios que publicações pessoais.

E claro,  temos os bloggers que se tornam celebridades - para o bem e para o mal.

Navegar o mundo dos blogues nunca foi fácil, e hoje em dia tem desafios muito próprios, mas o maior deles é provavelmente manter o nosso conteúdo relevante quando aparece permanentemente mais gente a fazer o mesmo. Isto porque hoje em dia já não podemos ter um blogue realmente nosso e ter sucesso - os nossos blogues são tão fruto da nossa vontade como daqueles que o seguem.

Como qualquer empresa, o blogger dos nossos dias tem de corresponder às espetativas da sua audiência, e isso é também um grande desafio para os criadores de conteúdo.

Mas o mercado está saturado. E por vezes não sei se as pessoas também não estão a ficar saturadas de tanto blogue igual ou parecido.

É difícil encontrar vozes únicas e reais.

A blogosfera costumava ser o centro da autenticidade e neste Dia do Blogue só posso desejar que a recupere.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Global Climate Strike

Estamos de volta. Com menos frequência, mas com a intenção de ficar. Ao contrário dos invasores da Area 51 que se "cortaram" no último segundo. Mas já lá vamos - amanhã, okay? Ontem, 20 de setembro, foi uma data bem peculiar: Global Climate Strike Day . Na realidade, não entendi bem a iniciativa. Parece que a Decathlon Portugal estava a organizar um evento de cariz ambiental (tem de se mostrar Responsabilidade Social!), e que houve manifestações por todo o mundo para alertar os políticos para a emergência climática... Até houve uns putos que saíram à rua em Kabul, mesmo com medo do terrorismo, e uma concentração em Paris (hoje), que como de costume deu para o torto por causa dos coletes amarelos mal comportados - vejam só! Mas pareceu-me que, especialmente em Portugal, foi mais uma meme do que uma iniciativa séria. Eu não sou ambientalista nem aspiro a ser, mas tenho a sensação que neste país se fala imenso em ambiente, se faz imensas greves...mas neste caso uma cois

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U

A Meta que é um ponto de partida

Normalmente a meta vem no fim de um caminho ou prova...certo? Bem, na internet não é assim. Os websites  podem ter - nem sempre é o caso - atributos meta no seu código HTML . E por mais estranho que possa parecer, esses costumam estar mesmo no topo do código da página. Os dados meta não são, na realidade, visíveis a maior parte do tempo, e isso acontece porque eles têm uma função específica. Já adivinharam? Sim, eles servem maioritariamente para fins de indexação do vosso site. ou seja, fazem parte de uma boa estratégia de SEO . Como podem perceber aqui, os dados meta aparecem no código da página logo abaixo do título da mesma. Isso indica logo que estes dados são descritivos do site. Na realidade, essa é a principal função das tags meta : definir a descrição do vosso site que vai ser apresentada nos motores de busca. Se quiserem uma boa analogia, eu diria que estes atributos são como um chip de identificação, que tem todos os dados básicos e relevantes do vosso sit