Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção. Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce
Hoje, 31 de Agosto, é Dia do Blogue. Não faço ideia porquê nem quem inventou, mas pessoalmente, de todos os dias comemorativos estranhos do ano, este obviamente que me agrada.
Este blogue tem um mês, e portanto estamos a celebrar o Dia do Blogue pela primeira vez, mas a minha história com os blogues já é longa.
Já mantive e fiz parte de vários, maioritariamente clubes de fãs - coisas de adolescente - mas mantenho o meu blogue principal, o TehTeh Uncovered há 9 Verões - embora publique, de modo geral, durante o ano todo.
A história dos blogues é estranhamente bem mais curta em Portugal do que o resto do mundo.
Para terem uma ideia, há 10 ou 15 anos atrás os blogues tinham 100 ou 200 seguidores, a comunicação era de grande proximidade e era preciso muito bons argumentos para convencer qualquer gabinete de imprensa que um blogue era um meio de comunicação sério.
Hoje em dia é diferente. Os blogues são otimixados para SEO e completamente reconhecidos, os eventos já tratam os blogues como meios de comunicação - por vezes privilegiados - e já se ganha dinheiro "a sério" a escrever na internet a título pessoal.
Mas se os bloggers ganharam muito nestes anos, a blogosfera tem ficado a perder.
Temos celebridades a criar blogues como forma de expandir a sua marca pessoal ou "garantir a reforma" - isso vê-se muito com as personalidades da TV. Temos também anónimos que rapidamente se tornam agenciados e passam a fazer mais anúncios que publicações pessoais.
E claro, temos os bloggers que se tornam celebridades - para o bem e para o mal.
Navegar o mundo dos blogues nunca foi fácil, e hoje em dia tem desafios muito próprios, mas o maior deles é provavelmente manter o nosso conteúdo relevante quando aparece permanentemente mais gente a fazer o mesmo. Isto porque hoje em dia já não podemos ter um blogue realmente nosso e ter sucesso - os nossos blogues são tão fruto da nossa vontade como daqueles que o seguem.
Como qualquer empresa, o blogger dos nossos dias tem de corresponder às espetativas da sua audiência, e isso é também um grande desafio para os criadores de conteúdo.
Mas o mercado está saturado. E por vezes não sei se as pessoas também não estão a ficar saturadas de tanto blogue igual ou parecido.
É difícil encontrar vozes únicas e reais.
A blogosfera costumava ser o centro da autenticidade e neste Dia do Blogue só posso desejar que a recupere.
Este blogue tem um mês, e portanto estamos a celebrar o Dia do Blogue pela primeira vez, mas a minha história com os blogues já é longa.
Já mantive e fiz parte de vários, maioritariamente clubes de fãs - coisas de adolescente - mas mantenho o meu blogue principal, o TehTeh Uncovered há 9 Verões - embora publique, de modo geral, durante o ano todo.
A história dos blogues é estranhamente bem mais curta em Portugal do que o resto do mundo.
Para terem uma ideia, há 10 ou 15 anos atrás os blogues tinham 100 ou 200 seguidores, a comunicação era de grande proximidade e era preciso muito bons argumentos para convencer qualquer gabinete de imprensa que um blogue era um meio de comunicação sério.
Hoje em dia é diferente. Os blogues são otimixados para SEO e completamente reconhecidos, os eventos já tratam os blogues como meios de comunicação - por vezes privilegiados - e já se ganha dinheiro "a sério" a escrever na internet a título pessoal.
Mas se os bloggers ganharam muito nestes anos, a blogosfera tem ficado a perder.
Temos celebridades a criar blogues como forma de expandir a sua marca pessoal ou "garantir a reforma" - isso vê-se muito com as personalidades da TV. Temos também anónimos que rapidamente se tornam agenciados e passam a fazer mais anúncios que publicações pessoais.
E claro, temos os bloggers que se tornam celebridades - para o bem e para o mal.
Navegar o mundo dos blogues nunca foi fácil, e hoje em dia tem desafios muito próprios, mas o maior deles é provavelmente manter o nosso conteúdo relevante quando aparece permanentemente mais gente a fazer o mesmo. Isto porque hoje em dia já não podemos ter um blogue realmente nosso e ter sucesso - os nossos blogues são tão fruto da nossa vontade como daqueles que o seguem.
Como qualquer empresa, o blogger dos nossos dias tem de corresponder às espetativas da sua audiência, e isso é também um grande desafio para os criadores de conteúdo.
Mas o mercado está saturado. E por vezes não sei se as pessoas também não estão a ficar saturadas de tanto blogue igual ou parecido.
É difícil encontrar vozes únicas e reais.
A blogosfera costumava ser o centro da autenticidade e neste Dia do Blogue só posso desejar que a recupere.
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