Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Backlinks

Olá. Já não dizia "olá" há algum tempo. Ando a falhar nisso e em publicar consistentemente a horas certas. Mas não se preocupem que estou a tratar do assunto.

De facto, quem se dá ao trabalho de passar por aqui e está à procura de conteúdo sobre marketing vai adorar esta semana, porque ao longo dos próximos dias eu quero desenvolver alguns tópicos ligados com um dos assuntos quentes do marketing digital: SEO.

Eu ainda não estou pronta para mergulhar de cabeça nesse tópico, por isso vamos construir o puzzle devagarinho com dicas de HTML e de conteúdo, pode ser?

Hoje vamos começar com algo relativamente simples na minha opinião: backlinks.


Penso que estarei correta se presumir que a maioria dos meus leitores já viu  um link, ou hiperligação, sabe o que é e também como fazer um.

Ora, um backlink também é um link, só que tem mais peso e importância porque ajuda o nosso site a tornar-se conhecido e reconhecido tanto por leitores como pelos motores de busca - que trazem mais leitores e clientes.

Simplificando, um backlink é uma hiperligação que direciona para uma página específica do vosso site, e que idealmente está num site que não é o vosso.  Este backlink é ainda melhor se estiver embutido num conteúdo que corresponde ao vosso - uma citação, por exemplo.

Há muitas formas de criar backlinks: quando estão a começar, uma boa forma de os conseguir é divulgar o vosso site nas redes sociais - Facebook e Linkedin, em particular - por email  e também comentando sites ou blogues de especialidade, deixando o vosso link para ser visitado.

Outras formas incluem a troca de links - se fizerem uma publicação em conjunto com outro blogue, por exemplo, cada um incluirá o link do outro, aumentando o tráfego de ambos,  e claro, os links pagos, que é algo que algumas marcas usam erradamente, muitas vezes sem pensar na relevância de tal esforço.

A questão aqui é que ter só backlinks não chega. O Google conta os backlinks e a sua qualidade para SEO, e como sempre, ter um backlink num site com bom SEO e ligado a um conteúdo relevante é mais benéfico do que tê-lo num site completamente desconectado e sem tráfego.

Por isso não caiam em "geradores de backlinks" e coisas do tipo - não vale a pena. Se puderem, consigam os links de forma orgânica. E se isso não for possível, comprem diretamente em sites de qualidade, que o vosso investimento terá um retorno bem mais valioso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Global Climate Strike

Estamos de volta. Com menos frequência, mas com a intenção de ficar. Ao contrário dos invasores da Area 51 que se "cortaram" no último segundo. Mas já lá vamos - amanhã, okay? Ontem, 20 de setembro, foi uma data bem peculiar: Global Climate Strike Day . Na realidade, não entendi bem a iniciativa. Parece que a Decathlon Portugal estava a organizar um evento de cariz ambiental (tem de se mostrar Responsabilidade Social!), e que houve manifestações por todo o mundo para alertar os políticos para a emergência climática... Até houve uns putos que saíram à rua em Kabul, mesmo com medo do terrorismo, e uma concentração em Paris (hoje), que como de costume deu para o torto por causa dos coletes amarelos mal comportados - vejam só! Mas pareceu-me que, especialmente em Portugal, foi mais uma meme do que uma iniciativa séria. Eu não sou ambientalista nem aspiro a ser, mas tenho a sensação que neste país se fala imenso em ambiente, se faz imensas greves...mas neste caso uma cois

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U

A Meta que é um ponto de partida

Normalmente a meta vem no fim de um caminho ou prova...certo? Bem, na internet não é assim. Os websites  podem ter - nem sempre é o caso - atributos meta no seu código HTML . E por mais estranho que possa parecer, esses costumam estar mesmo no topo do código da página. Os dados meta não são, na realidade, visíveis a maior parte do tempo, e isso acontece porque eles têm uma função específica. Já adivinharam? Sim, eles servem maioritariamente para fins de indexação do vosso site. ou seja, fazem parte de uma boa estratégia de SEO . Como podem perceber aqui, os dados meta aparecem no código da página logo abaixo do título da mesma. Isso indica logo que estes dados são descritivos do site. Na realidade, essa é a principal função das tags meta : definir a descrição do vosso site que vai ser apresentada nos motores de busca. Se quiserem uma boa analogia, eu diria que estes atributos são como um chip de identificação, que tem todos os dados básicos e relevantes do vosso sit