Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Os Slogans ainda se usam?

Sim! Os slogans nunca vão sair de moda, penso eu.

Quando pensamos em slogans, provavelmente associamos o conceito à TV e à radio, mas os slogans são um elemento essencial do marketing que eu acho que ninguém deveria ignorar, mesmo na era digital.

Porque é que eu digo isto? Porque estas "frases feitas" que as marcas inventam para seduzir e vender podem na realidade fazer muito mais do que isso.

Um destes dias eu farei um artigo sobre HTML, e nessa altura vão perceber melhor, se ainda não perceberem, mas um slogan pode ser usado em SEO, para identificar uma campanha ou mesmo como hashtag.

Ora, o que é que todos estes elementos fazem? Ajudam a marca a ser encontrada online, criam empatia com os seus consumidores e claro, aumentam a familiaridade e notoriedade da marca.


Lembro. no entanto, que é preciso ter cuidado na escolha e colocação dos ditos cujos.

Um bom slogan terá uma descrição breve da marca, do produto ou dos seus valores - pensem por exemplo em "Veja Wells", que obviamente remete para a ótica da parafarmácia da SONAE.

O slogan também deve estar escrito na língua e forma apropriada. Se é uma marca global - ou que o tenta ser - o inglês é o aconselhável. Se é uma marca que quer parecer jovem, deve ter uma linguagem atual, não necessariamente correta. Pode até ter jogos de palavras ou de pronúncia, por exemplo, que lhe acrescentam charme.

Quanto à colocação, eu pessoalmente aconselharia que estivesse no título e descrição do site, e também no "sobre" das redes sociais - por causa do SEO, como já vos disse.

A acrescentar a isto, eu também colocaria em pelo menos algumas imagens, sobretudo se for usado como hashtag, por exemplo, e nas embalagens, quer sejam as de entrega ou  as do produto em si.

Mas o que mais importa é que o slogan exista e esteja presente, porque se por um lado pode parecer um conceito antiquado, eu digo-vos que faz tanto ou mais sentido hoje como no passado. E poucas outras estratégias são mais eficazes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce

Familiaridade, proximidade, autenticidade - e marketing

Vou contar-vos uma história no início deste artigo. Eu escrevi os primeiros 4 ou 5 de enfiada, e tinha uma mão-cheia de outras ideias quando abri as portas deste espaço. Depois "perdi o gás", e comecei a publicar em tempo real. E o engraçado é que todos os dias venho com ideias de falar de uma coisa e acabo por ser puxada para um assunto ligeiramente diferente. Estarei a ser vítima do marketing ? É que em tempos dizia-se que o intuito do marketing - desculpem, publicidade - era que fossem às compras para trazer alfaces e acabassem com uma frigideira nova no carrinho. Mas não é de publicidade que eu quero falar hoje. Neste artigo eu quero assumir o papel de um dicionário e discutir 3 palavras bem populares no marketing - especialmente digital - neste momento. Familiaridade. Proximidade. Autenticidade. Porque é que vos trago o Funil hoje? Porque ele se impôs quando eu estava à procura de imagens para este artigo. E ao confessar isto, eu estou a ser autêntica. A au

Uma grande GAFA...

Conhecem a GAFA? Há muitas siglas no mundo dos negócios, e se calhar ainda mais no mundo da politica. Confesso que esta em particular me apanhou de surpresa, porque nunca me tinha ocorrido agrupar estas quatro empresas tão parecidas mas tão distintas. Aliás, elas até são concorrentes entre si, nalguns casos. A GAFA refere-se para quem não sabe, a quatro gigantes "digitais" Americanos: Google, Apple, Facebook e Amazon. E como é que eu descobri isto? Porque aparentemente estas 4 empresas contribuem, sozinhas, para as desigualdades no mundo. Eu tenho as minhas dúvidas, mas enfim. A verdade é que estas empresas são mundiais, mas têm as suas sedes onde vocês já devem imaginar. E com o protecionismo económico do sr. Trump, estas empresas e as fortunas dos seus donos estão obviamente protegidas. A questão é que há muita hipocrisia envolvida no assunto. Os EUA estão a taxar fortemente tudo o que não é Americano, especialmente se for made in China , e os países afetados, U