Avançar para o conteúdo principal

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce...

Os Slogans ainda se usam?

Sim! Os slogans nunca vão sair de moda, penso eu.

Quando pensamos em slogans, provavelmente associamos o conceito à TV e à radio, mas os slogans são um elemento essencial do marketing que eu acho que ninguém deveria ignorar, mesmo na era digital.

Porque é que eu digo isto? Porque estas "frases feitas" que as marcas inventam para seduzir e vender podem na realidade fazer muito mais do que isso.

Um destes dias eu farei um artigo sobre HTML, e nessa altura vão perceber melhor, se ainda não perceberem, mas um slogan pode ser usado em SEO, para identificar uma campanha ou mesmo como hashtag.

Ora, o que é que todos estes elementos fazem? Ajudam a marca a ser encontrada online, criam empatia com os seus consumidores e claro, aumentam a familiaridade e notoriedade da marca.


Lembro. no entanto, que é preciso ter cuidado na escolha e colocação dos ditos cujos.

Um bom slogan terá uma descrição breve da marca, do produto ou dos seus valores - pensem por exemplo em "Veja Wells", que obviamente remete para a ótica da parafarmácia da SONAE.

O slogan também deve estar escrito na língua e forma apropriada. Se é uma marca global - ou que o tenta ser - o inglês é o aconselhável. Se é uma marca que quer parecer jovem, deve ter uma linguagem atual, não necessariamente correta. Pode até ter jogos de palavras ou de pronúncia, por exemplo, que lhe acrescentam charme.

Quanto à colocação, eu pessoalmente aconselharia que estivesse no título e descrição do site, e também no "sobre" das redes sociais - por causa do SEO, como já vos disse.

A acrescentar a isto, eu também colocaria em pelo menos algumas imagens, sobretudo se for usado como hashtag, por exemplo, e nas embalagens, quer sejam as de entrega ou  as do produto em si.

Mas o que mais importa é que o slogan exista e esteja presente, porque se por um lado pode parecer um conceito antiquado, eu digo-vos que faz tanto ou mais sentido hoje como no passado. E poucas outras estratégias são mais eficazes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Testes psicométricos

Olá. Espero que estejam bem em casa ou num ambiente controlado e a manter-se ativos neste período. O assunto de hoje tem a ver com marketing , de certo modo, mas sobretudo com o mercado de trabalho, acessibilidades e as barreiras que alguns de nós encontram nos processos de seleçãoo das empresas, que são cada vez mais sofisticados. Para a maioria de nós, sobretudo quando estamos à procura de um emprego digamos "convencional", o processo normalmente inclui uma candidatura, o envio de um CV e talvez uma carta de apresentação, e por fim rondas de entrevistas. No entanto, esse já não é o paradigma para todas as empresas ou todos os processos de seleção.  Recentemente inscrevi-me em duas oportunidades para ganhar curriculo e talvez fazer algum dinheiro por conta própria e deparei-me com testes psicométricos. Ora, não foi a primeira vez que eu ouvi falar deste tipo de processo de seleção, pelo que perceho hoje passa-se por eles para se trabalhar até num call ce...

Teletrabalho - é mesmo o que parece?

Estamos a 20 de março, entra hoje a Primavera, o COVID-19 entrou em Portugal há 3 semanas salvo erro, estamos em contenção há uma semana, e em Estado de Emergência há dois dias - isto é só para contexto. Eu estava a estagiar e estou efetivamente em Teletrabalho permanente há uma semana. E começo a entrar na frase em que começo a questionar tudo e mais alguma coisa, desde a segurança do projeto de vida em que estava a trabalhar até à forma como a nossa sociedade vai sair desta crise. Sobretudo, quesriono-me sobre toda esta questão do Teletrabalho. Imagem via Unsplash Desde que formei que sempre fiz teletrabalho, e teleestudo, fosse para mim ou para ganhar uns trocos escrevendo para clientes pelo mundo fora. Já fiz isso durante muito tempo, e o que eu descobri é que sabe bem por uns dias, ocasionalmente, mas em geral não gosto. Quando se está em teletrabalho para os outros, tem de se esrar ainda mais disponível do que quando se vai a um escritório. Não há o "não trazer o...

Instagram Threads - onde é que eu já vi isto?

Estava aqui neste dia de chuva a ver o Google Notícias e um site, nem sei bem qual, vem falar de uma nova aplicação ligada ao Instagram - o Threads . E eu que adoro o Instagram tanto como qualquer outra pessoa, fui ver o que era. E fiquei a pensar--- mas isto já não existia? O artigo diz que esta nova coisa é independente da aplicação-mãe, mas está ligada a ela - como todo o polvo que o Facebook . Diz também que podemos criar grupos de "amigos chegados" e enviar conteúdos só para eles. Só que são conteúdos do Instagram. E depois podemos ter "estados", também... E é neste ponto que o meu big brain entra em ebulição. Gente, primeiro que tudo - não era para isto mesmo que existia o Direct ? Segundo, o bptãozinho verde dos "Amigos chegados" já está no meu Stproes há séculos, portanto não compreendo o que +e novo e que não está na app original. (A não ser que eu esteja "muito à frente" - pode acontecer) E mais que tudo...n...