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Assim sendo, hoje vou falar sobre Estudos de Mercado, mais precisamente Questionários Online (em geral, não o site em particular).

Eu já mencionei aqui que os Estudos de Mercado são um elemento essencial para a construção da estratégia de marketing de uma empresa.

Eu às vezes até gostava de trabalhar nesta área, porque adoro pesquisa, padrões de comportamento, dados (desde que não venham em tabelas de Excel) e todo esse mundo de que resultam estes estudos.

Mas em Portugal, deixem que vos diga, são muito mal feitos.


Peço imensa desculpa se ofender alguém, mas os questionários online só funcionam porque há um incentivo - e não é a vontade de ajudar a sociedade, mas sim o dinheiro ou os prémios atribuídos pela participação,  que levam os inquiridos a responder.

Acham mesmo que alguém ficaria uma hora a responder a perguntas exaustivas e repetitivas sem receber nada em troca? Então experimentem fazer um inquérito e oferecer nada às pessoas.

Eu percebo que muitas perguntas são de controlo, e até que a repetição por vezes é para refrescar a memória às pessoas, mas ninguém gosta de ver 40 anúncios de seguida, tentar memorizar todos e depois só ter de responder sobre um.

Também ninguém gosta de ver o mesmo anúncio irritante aos bocadinhos 5 vezes seguidas. Isso parece mais uma técnica de tortura - à quinta vez a pessoa responde exatamente aquilo que pensa que é a resposta.

E esse é o maior problema de todos.

As perguntas são tantas e tão iguais, que as pessoas respondem por impulso, sem ler, ou simplesmente a resposta que acham que as leva mais longe ou dá mais dinheiro (aliás, como em tudo nesta vida, se formos a pensar bem no assunto).

A minha conclusão é que os Estudos de Mercado estão fatalmente viciados,  e mesmo sabendo que todos queremos ganhar o nosso prémio, e por isso vamos a jogo, eu acho que a forma de fazer estes estudos tem de mudar.

Como, não sei, Talvez vos diga um dia, se for contratada por uma empresa de Estudos de Mercado.

Por agora aconselho quem tenha tempo e recursos a observar os consumidores diretamente. Tirar estatísticas dos sites e redes sociais, pedir relatórios aos vendedores e outros dados do género.

Neste momento parece-me ser a melhor forma de obter informação concreta e objetiva.

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